sexta-feira, 20 de junho de 2008

A professora inovou! O que voces acham???

Acabaram-se as provas e trabalhos desse semestre na faculdade, começei em um novo emprego, ao qual eu nunca imaginei que pudesse estar! Coisas acabando e coisas começando isso é que me fez ficar por um tempo longe daqui. Hoje é sexta feira 9.30 da noite e eu acabei de sair da aula da matéria de Educação Especial, aula que seria somente para pegar a nota das provas e trabalhos e dar tchau aos amigos do semestre, mas a professora inovou! A matéria é Educação Especial, é educação para crianças especiais e/ou deficientes. Aprendi muito nessa matéria apesar de ter sido a matéria que menos tenho matéria escrita. A professora sempre passou muito conhecimento e liberdade para nós, mostrou-se ser muito humana, e da mesma maneira que ela falava nós falavamos também, ela dizia que sempre tinha algo a aprender e que gostaria que nós falassemos, eu achava isso o máximo! Mas andava me perguntando as vezes que tudo aquilo que ela passava ser ela realmente era( eu a admirava muito) e as coisas que falava realmente fazia. Ela falava coisas tipo como: Não existe resposta errada, devemos entender que somos diferentes, pensamos diferentes, sempre devemos respeitar os outros" Mas na verdade eu ja vi alguns professores dizerem isso mas na hora de corrigir a prova não era bem assim que eles agiam. Mas em fim, olha o que ela fez. Ela disse para nós que enquanto ela lia as nossas respostas ela viu que algumas respostas correspondiam as expectativas delas, mas que outras nem tanto e que na hora que estava fazendo a correção ela pensou que estava na hora de aprender mais um pouco e não dar errado para respostas que para ela era errada, ou seja decidiu praticar o que ela falava. Ela deu a nossa própria prova para nós corrigirmos! Os alunos ficaram em silencio e ela deu um discurso que relamente me fez pensar, e ela disse que a nota que dariamos para nós era o que ela iria considerar, então ela falou a resposta do livro( disse que era a resposta que ela esperava) nos entregou as provas. Bom, eu não tive coragem de ser desonesta diante de tudo aquilo. Depois nos despedimos e eu estive com os alunos no final e a maioria estava criticando a professora chamando essa de ridícula, dizendo que não entendeu nada, que ela quiz aparecer... Mas na verdade ela disse que isso foi um grande aprendizando para ela e ela disse mais: Eu nunca quero parar de aprender, e quando voces acharem que já aprenderam tudo, volte e começe tudo de novo! Eu sai de lá perplexa e vim aqui escrever, porque perplexa? Com a reação dos alunos... Eu não vou falar o que achei disso tudo, mas eu quero saber o que voces acham dessa atitude dela? Não levanto questões aqui no blog, mas como to fresquinha da aula eu quero saber como pensa a cabeça de outros além dos meus alunos de classe. Beijo em todos os amigos blogueiros recheado de saudades e incentivo a Retomar e a Recomeçar!

10 comentários:

Catarina disse...

sabe o que eu acho? q aluno só quer reclamar. seja lá o q ela fizesse, eles reclamariam. É assim na minha faculdade. Acho q o método dela serviu sim pra alguma coisa, pelo menos pra fazer com que os alunos refletissem o próprio desempenho!
bjksss
e q bom q tá voltando!

Saparada é o Amor disse...

É dificil auto-penalizar-se (se é que existe tal palavra)
Concordo com a professora em partes tendo em vista que existem sim respostas certas e erradas. Mas quem disse que é o certo e o errado que devem guiar nossos passos??
Nós, seres humanos, temos a necessidade de estar certos. receber reconhecimento. Quando isso não acontece, por qualquer que seja o motivo, ficamos frustrados... Todos querem ser corrigidos e avaliados, enaltece o ego, mas auto-avaliar-se é mais dificil, são poucos que conseguem mentir pra si mesmo, mentir aos outros nesse caso infla o ego, mas ao mesmo tempo mostra que não somos tão bons, quem em nós a existem erros... o tormento causado não vale a pena...
"Avalie-se o homem a si mesmo..."

Saparada...

Mayara Assuncion disse...

Deve ser dífcil dar uma nota baixa se pra vc mesmo, mesmo sabendo que vc merece...
A professora esta totalmente certa, temos que aprender sempre, e alunos aprendem somente a criticar sempre...=D
Fique com o Rei!

Por Ele. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Por Ele. disse...

Tentei diminuir a msg mas continuou grande! :/

É uma ciência exata?!
Não é... Então, o certo e o errado são quase sempre subjetivos.

Gostei dessa avaliação, afinal, ela mostrou antes a resposta que esperava para todos, e conforme essa resposta poderiam se avaliar honestamente.
Bom para os alunos, pois na verdade, não importa muito as respostas para ela, importa somente para vocês mesmos.
É uma avaliação individual do que realmente você aprendeu com ela e sobre a matéria.

Para ela, bom... Para ela foi um desafio de quebrar protocolos. Afinal, quase todos os professores fazem avaliação com testes, não???
Vejo que essa avaliação deveria ser dada somente por nós mesmos...

Se você aprendeu, beleza!!
Não aprendeu, problema é seu, não??

Por pior que seja o professor, ainda assim vejo culpa em nós por não buscar informação...

Imagina EBD com teste de avaliação!! rs*

Nunca fiquei somente nas informações dadas na aula... Para falar a verdade, falto aula por estudar e buscar sozinha. rs*
SEMPRE fui assim...
E pior sou bagunceira do fundão quando apareço!!

"Como essa garota tira essas notas??"

Sofro sempre maior perseguição!!! rsrs

Anônimo disse...

eu gostei da avaliação dela. foi coerente no que falou durante as aulas. mas se ñ fosse esse o caso (de ela reforçar tanto isso de também aprender e ñ existir respostas certas e erradas), seria interessante ela corrigir. tudo bem que a sensação de se auto-avaliar pode ser muito boa no sentido de que podemos nos ajudar na nota, rs. e pode ser ruim, no sentido de ser justo... mas existe um motivo pra eu ser chamado de aluno e o mestre na faculdade ser chamado de professor. e o motivo é que com relação àquele assunto ele realmente sabe mais que eu.

em todo caso, como disse, achei a atitude dela legal e coerente. como disse a catarina, alunos vão sempre reclamar, isso é fato. alguns sequer param pra pensar, como vc fez, apenas reclamam...

vc estuda o que, rosana? (até hoje eu ñ sei, rs)

saudade. volte mesmo.

bjim.

Mentoria Espiritual disse...

Olá Rosana... estou de volta. Espero que não tenha se esquecido de mim. Aparece lá no Mentoria. Tem uma surpresa...
Um grande abraço

Raphael Rap disse...

Eu queria que meus professores fizessem isso também... hehehe

Quem reclamou é pq não consegue entender o que é coerência. Simples assim...

Barbara Sancho disse...

hahahahahha

só sei que quero ser uma professora assim, sempre sonhei com isso sabia??? ver isso nos meus professores..

rsrsrsrsrs

Samantha disse...

passando por aqui ,visitando. gostei do seu blog xD
Deus te abençoe!