segunda-feira, 30 de abril de 2007

E quando a fome não vem?!


Quando a comida é perfeita e a companhia também, você esperava e até desejava aquela comida. Ela já está quase chegando, a mesa já está lá; a hora de comer é essa! Tudo e todos se arrumam para esse momento. Há pessoas amadas, empolgadas, divertidas, e o melhor, com fome! Não é sempre que há pessoas famintas, não é sempre que há aquela comida e voce ansioso aguardava esse momento. Mas e agora? Tudo lá fora está perfeito, mas dentro não há fome. Como se contentar em comer algo tão esperado sem fome? E quando ela não vem ,quando você se esforça, e ela não vem...
E você ouve: “A mesa já está posta, a comida é fresca, vamos comer!” Vem um frio na barriga, mas ela não vem. Você vê todos indo a mesa e a tristeza começa a te ver. Seria como comer um pão com lágrimas. Você pode ver a felicidade no exterior das pessoas á mesa, umas com tamanha alegria, outras nem tanta;mas todas ali. Antes você já comera sem fome, mas te dói e hoje você só observa ao lado da mesa. Ou você se assenta ali friamente, faz expressão de alegria, come o alimento precioso como sendo vil e se abstém de conhecer. Ou...Você expõe a sua pouca fome e humilha-se perante a mesa e perante todos e com clamor espera ela vir. E aprende que esperar não é não fazer nada, mas é se permitir crescer se entregando ao fato de que por você nada pode fazer. Fome por Deus traz humildade e humilhação pode trazer a fome de volta!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Olhe além e veja: Ainda há tempo!


Agora já é noite, mas ainda há tempo de te ver. O sol já caiu mais o calor ainda fica. Esse é o sinal, ainda é tempo de sonhar. É tempo de olhar além da noite que se vê. Olhar para aquilo que já é estabelecido. É tempo de deixar acontecer aquilo que parece já está morto. Ainda sentimos calor, ainda há esperança! É tempo de se permitir ser novo e deixar os sonhos velhos serem restaurados. Ainda é tempo de ficar como quem sonha. E tempo de ressurreição. Ainda é tempo de ser cheio do Espírito Santo. Ainda é tempo de receber novas palavras e voltar a acreditar nas velhas. Esse é o tempo que o limpador está tirando a poeira dos móveis da casa, que antes aparentava velho. Mas agora...eis que tudo se fez novo! Ainda é tempo de sorrir quando se lembra. Lembrando dos sonhos antigos me sinto como uma criança. Restaurada, renovada, pronta para recomeçar, a esperar longos anos! Pronta para crer apenas por causa de uma palavra. A minha visão foi alargada, e ainda que todos vejam e digam: é noite! Eu tenho uma viva esperança! Porque o meu rosto sente o pó! Na humilhação me agarro com o talvez. Essa esperança que me faz viver , mesmo sabendo que os meus olhos podem não contemplar. Porque é melhor a morte do que viver sem sonhar!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Que verdade é mais doce que a esperança?


Que verdade é mais doce que a esperança? O que será que eu posso fazer para mudar futuros sem esperança? Onde não se vê luz, apenas maldade.Quando a crueldade faz parte da rotina, quando tudo são regras. Como se mover para transformar? Os nossos olhos nunca podem ver uma maneira; mas sempre há uma voz no nosso coração. Que ainda que não nos de conforto, nós sabemos que podemos confiar. Nunca podemos ver do menor para quem sabe o maior. E por isso talvez, nunca vemos nada. Sempre queremos ver o grande, realizado, plantado e colhido. E nunca podemos começar. Certamente que não veremos muitas coisas mudarem aos nossos olhos , mas se escutarmos a voz do nosso coração, sempre teremos alguma coisa para dar. E essa coisa vai transformar! Ainda que para você enterrada, mas para outros é um novo começo! Podemos começar compartilhando o nosso dom, quem sabe não irá multiplicar? Ou não, para apenas uma pessoa servirá, mas eu tenho que estar disposta a dar e até perder. Tudo pela esperança de um dia brotar! Só os esperançosos semeiam. Talvez as nossas mãos não toquem, os nossos olhos nunca alcancem.Mas é preciso começar; compartilhe o seu dom!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Rico x Rico

Em um mundo com tantas luzes, em um tempo com tantas distrações. Quando tudo é tão gritante quando nada mais chama atenção. O que fazemos para chamar a atenção de quem não é desse mundo? Tanta riqueza , tanto ouro e prata corruptível nos é oferecido e o que fazer para não sermos isso e nos empenhar para atrair a atenção daquele que é dono do incorruptível? Certamente Jesus não está interessado em nossa riqueza terrena, mas na nossa disposição de largá-la. Jesus é um homem de amor e não de religião. No amor há liberdade e na religião obrigação.
Zaqueu era chefe dos publicanos, pecador e rico. Jovem rico, era um jovem que praticava toda a lei; esse perguntou ao Mestre o que deveria fazer para entrar no reino, já que praticava toda a lei. E Zaqueu somente subiu na árvore pois queria ver a Jesus. Ambos eram ricos, 1 era chamado pecador e o outro religioso. Zaqueu não só subiu na árvore , mas esperou o mestre passar, não tinha nada combinado nessa atitude, ele só queria ver Jesus. Já o jovem rico estava face a face com o mestre e mencionou o que ele andava fazendo, na esperança de merecer entrar no reino. A resposta final de Jesus para o jovem rico foi: “É mais fácil entrar um camelo em uma agulha do que entrar um rico no reino dos céus” e para Zaqueu foi: “Salvação chegou a essa casa” E a atitude do jovem foi : Virou as costas com tristeza. E a de Zaqueu foi: “Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.”
Os nossos conceitos são diferentes dos do Senhor. Quem poderá conhecer a mente do Senhor? Ele usa as coisas loucas do mundo para confundir as sábias. E nós sem títulos de pecadores, religiosos, “do reino” ou o que seja. Precisamos somente atrair a sua atenção e nos achegarmos a Ele de uma maneira única, peculiar e original. Zaqueu subiu na árvore e estava disposto a vender os seus bens para restituir e ser redimido. O jovem rico nada fez, somente sentiu uma tristeza segundo o mundo (2CO7: 10). Portanto irmãos eu quero é subir na árvore e ser despida de toda a religião!